sábado, 17 de junho de 2017

Crianças do EBI reúnem-se para a V edição parlamentar infantil


Crianças do ensino Básico e Integrado da escola de Santa Catarina e São Salvador do Mundo reuniram-se hoje, 17 de Junho no salão nobre da Câmara Municipal de Santa Catarina com o propósito da V edição do parlamento Infantil para debater o “Abuso sexual, formas de identificação e prevenção.”

Partiram-se do lema “Juntos por uma infância protegida”. 

A aldeia Infantil SOS, em parceria com a Delegação escolar de Santa Catarina e o Instituto Cabo- Verdiano da Criança e do adolescente ICCA, promoveram o evento.

 A cerimônia contou com a presença do Delegado da ICCA Lino Carvalho, o delegado do Ministério da educação e desporto Pedro Monteiro, o Diretor das Aldeias SOS Pedro Andrade e demais entidades públicas.

A ordem do dia foi levar a preocupação aos pais, encarregados de educação e às autoridades, este flagelo que vem aumentando consideravelmente neste período do 1° semestre do ano com cerca de 20 casos registrados do abuso sexual comparando com o ano passado houve apenas 9 casos.

Disse o Lino Carvalho, Delegado da ICCA em Santiago Norte, que andam juntos com os demais parceiros a trabalhar e a estudar estratégias para combater este flagelo que só vem abalando e deixando triste as crianças cabo-verdianas e os pais encarregados de educação.

Damiris, uma das alunas, deixou um apelo pros colegas e para os pais, dizendo que, “O agressor não tem cara, ele pode ser o seu pai, padrasto, tio irmão, padrinho vizinho ou estranho. 

Os pais devem mostrar aos seus filhos que podem sentir-se total confiança para falar sobre este assunto.”

A mesma acrescenta que os pais devem acarinhar os filhos e protege-los em qualquer momento e não culpa-los.


Nenhum comentário:

Postar um comentário