terça-feira, 20 de junho de 2017

VIH Sida aumenta bruscamente em Assomada

 Imagem da Google

A Cidade de Assomada vem lutando ao longos desses anos contra o virus da HIV Sida  que já deu cabo de centenas de vidas. 

O povo encontra-se chocado até ainda com o resultado que a OMS (Organização Mundial da Saúde) mostrou sobre o aumento do índice do VIH Sida, nesta pequena cidade.

  É de recordar que houve um aumento brusco de 184 casos infectados, 93 mulheres  5 gravidas e 41 homens. E 134 casos a serem acompanhados.

 Ao contrário de Dezembro de 2015, detectou-se cerca de 20 casos novos, de pessoas portadoras do vírus. 

No entanto, um (1) ano depois (2016) no dia 1 de Dezembro celebra-se o dia mundial do VIH Sida-Vírus Imunodeficiência humana, saíram pela cidade dezenas de pessoas, marchando  a favor da prevenção deste fenómeno que se mostrou muito delicado e preocupante.


 A zona de Nhagar e Chão de Santos,  apresenta maior número de casos. 

  Elisângela Tavares Delegada e Médica da Delegacia de Saúde de Assomada diz que “ estes são apenas os números de pessoas que procuraram os postos de saúde, nomeadamente a PMI para fazerem análise e “check-ups”.” 
 Foto da Google

 Estes são maioritariamente as mulheres na medida em que são elas que dão maior ênfase a vida sexual e reprodutiva.

E para este ano 2017 o povo encontra - se aflito e com muito medo da resposta avançada elas autoridades neste Dezembro próximo. 

A dúvida que se coloca é a seguinte:  

  Será que o défice encontra-se na forma como a OMS divulga e expõe os métodos contraceptivos, nomeadamente os “preservativos femininos e masculinos” ?

De que forma a PMI e o Centro de Saúde está acompanhar esses casos  ?

Estas são perguntas que se recusam em ficar quietas. 

No entanto o aumento acelerado nota-se a falta da prevenção e a irresponsabilidade deste povo.

“  O Governo deve interferir nesta luta, auxiliando ainda mais a OMS a favor da luta contra essa doença. Porque a cura do VIH Sida, até ainda não foi descoberto. Todos devem abraçar a causa para auxiliar os que hoje são portadores desta doença que veio abalar a vida de muitas famílias. A luta não para por aqui, porque só os fracos desistam, e como somos fortes e o mundo tem cientistas que dão a vida pela cura, um dia chega-se la ”  , estas palavras são desabafos de uma jovem que recusa em mostrar a cara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário